quinta-feira, 28 de março de 2013

Primeira Impressão 3D - Avançado

Se você terminou de montar a usa impressora 3D RepRap e esta louco para começar a imprimir, mas não sabe por onde começar, assista o vídeo abaixo, nele eu mostro como configurar o Repetier Host e o Slic3r, para a impressão das primeiras peças.


A versão utilizada para a vídeo aula abaixo, é a 0.84, na época era a última versão, ela é mais antiga que a versão orientada a baixa no segundo vídeo de conectando a eletrônica, porem, é muito parecida e serve para o aprendizado também.


Dica: Maximize o vídeo e coloque em  HD  para poder ler bem tudo na tela.




Configuração para o G-cod

Na guia Printer Settings, em Custon G-code, em Start, deixa em branco, em End, coloca o seguinte texto:

M104 S0 ; Zera temperatura hotend
M140 S0 ; Zera temperatura mesa
G91
G1 Z2.0 F200 ; Sube 2mm no Z
G1 Y170.0 F4000.0 ; avançar mesa Y
M84     ; desliga os motores
M81     ; desliga fonte

Links:

Link para download do Repetier Host, lembrando que ele já vem com o Slic3r embutido.

http://www.repetier.com/download/

Link para o um post do blog em do Henrique, mais conhecido como Muringa, ele fez um post muito bom, em português, descrevendo a maioria das opções do Slic3r.

http://www.reprapbr.com.br/2012/11/tutorial-de-montagem-parte-7c-primeiras.html

Link para baixar o arquivo do apito, eu baixei o v2

http://www.thingiverse.com/thing:1046

E por fim link para a página oficial do Slic3r, lá tem muita informação em inglês.

http://slic3r.org/

Duvidas, pode deixar um cometário com sua duvida, que eu tento responder.

Até o próximo post ...






6 comentários:

  1. Muito Bom Paulo,
    Tem uma função do Slic3r que estou usando com ótimos resultados que é "Lift Z" em Printer Settings>Extruder1, utilizo o valor 0.45mm assim a cada posicionamento da cabeça a impressora eleva o Z essa medida para não "raspar" na peça. A principio pensei que iria aumentar demasiadamente o tempo de conclusão do trabalho mas esse movimento é muito rápido e o resultado final compensa.

    Abração,

    Guto Santaella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guto, boa dica, achei muito interessante essa função "Lift Z" vou utilizar também e deixar sua explicação aqui nos comentários para complementar esta pequena aula.
      Obrigado.
      Paulo Fernandes

      Excluir
  2. Show de bola Paulo, só fiquei surdo com o Apito :P
    Faltou colocar o link do apito ai =)

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS EXCELENTE EXPLICACÕES ME AJUDOU MUITO E NOVAMENTE MUITO OBRIGADO POIS ASSIM COMO VOCÊ EU TAMBÉM PROCURO COLABORAR COM MEUS CONHECIMENTOS PARA QUE TODOS POSSAM CONSEGUIR ALGUN EXITO NAQUILO QUE PROCURA, SOU PROJETISTA INDUSTRIAL E TENHO VÁRIOS VIDEOS NO YOU TUBE ENSINANDO A PROJETAR EM SOLIDWORKS.
    PODE ME INFORMAR OQUE INSTALAR NA PLACA PARA ELA RECONHECER OS PROGRAMAS?
    SOU LEIGO NESSE ASSUNTO E ESTOU INICIANDO NESSAS IMPRESSORAS.
    ATT. PAULO HENRIQUE FARIA.

    ResponderExcluir
  4. Fantástico!!!

    obrigado pela disposição em ajudar aos novos navegantes.
    A explicação é muito clara.

    ResponderExcluir