terça-feira, 24 de junho de 2014

Regulando Drivers Eletronicamente

Cada motor de passo necessita de uma determinada corrente para trabalhar corretamente. Abaixo vamos ver como regular esta corrente.

A regulagem dos drivers é feita girando um pequeno trimpot localizado do lado direito do driver e pode ser feita utilizando um voltímetro ou multímetro comum e uma pequena chave de fenda de plástico para evitar interferência, porém, você também pode usar uma chave metálica, mas nesse caso a medição deve ser feita quando a chave não esta em contato com o trimpot.

Deve-se tomar cuidado para não quebrar o trimpot, ele é muito delicado e frágil.

No driver da Pololu (driver verde) temos um ponto na placa para a medição, conforme imagem abaixo:



No driver Sethi (driver vermelho) temos um ponto de solda, a imagem abaixo indica onde está esse ponto:


O ajuste do driver segue a seguinte equação:

Corrente_Limite=Tensão_Referência*2.5

Corrente_Limite – Essa é a corrente máxima que o motor precisa para trabalhar com o torque total.

Tensão_Referência – Essa é a incógnita que precisa ser encontrada, dependendo do tipo do motor a ser usado ou, se não for preciso o torque máximo do motor, a tensão necessária para seu funcionamento adequado. A 3DMachine tem no seu site a corrente_Limite de cada motor comercializado, veja neste link.

Então para limitar, por exemplo, a corrente em dois Amperes, basta girar o trimpot até obter uma tensão de 0,8

2 = X * 2,5  logo:  X = 0,8

Para medir essa Tensão_Referência no driver é necessário que a impressora esteja ligada. No multímetro é necessário que a escala esteja posicionada para voltagem DC em 2V. O negativo do multímetro (ponta de prova) é ligado ao negativo da fonte, como mostra a imagem abaixo.

Se a sua fonte não for igual a da imagem abaixo, ligue na saída negativa da sua fonte.


O positivo do multímetro (fio vermelho) é conectado no ponto do driver Pololu ou na ponta de solda no driver Sethi, conforme as duas primeiras imagens acima, então gira-se o trimpot até obter a tensão de referência que fornecerá a corrente necessária para o funcionamento correto do seu motor. Nas imagens abaixo mostramos esse procedimento, para o motor do extrusor, cuja a corrente é de 1,5 A.

Sendo que girando no sentido horário aumentamos a corrente e no sentido anti-horário diminuímos a corrente.




1,5 = X * 2,5  logo:  X = 0,6

A regulagem correta desse driver é 0,60 Volts. Para alcançar a tensão correta giramos o trimpot com a chave de fenda até que sua voltagem esteja em 0,6V. Abaixo mostramos os drivers já regulados:




Em um dos drivers pode-se notar um dissipador de calor colado no chip. É aconselhável colocar um dissipador nesse driver pelo fato dele comandar um motor maior (1.5A) e por isso aquecer mais que os outros que comandam motores menores (1.2A).

Se aplicarmos a fórmula para os motores menores, 1.2A obteremos o valor de 0,48 V, porém, isso para que os motores trabalhem no seu torque máximo, o que fará com que eles aqueçam muito. Lembrando que esses motores podem trabalhar em uma temperatura alta, em torno de 80ºC sem problemas. Porém, não é necessário que todos os motores trabalhem com o seu troque máximo e temperatura máxima, portanto, recomendo as seguintes voltagens para os demais motores usados em impressoras da 3DMachine:

Driver dos motores do eixo Z 0,48 Volts

Muitas impressoras usam dois motores ligados em paralelo no eixo Z, portanto deveríamos dobrar a corrente, porém esses motores, não fazem nenhum esforço, e dessa forma podemos configurar a sua voltagem como se estivéssemos ligando apenas um motor, assim eles consumirão menos energia e não aquecerão quase nada.

Driver do motor do eixo Y 0,45 Volts

Nas impressoras que a mesa de impressão se mexe junto com o eixo Y, o motor deve ter um pouco mais de corrente que o X, pois o peso da peça que esta sendo impressa também vai exigir mais torque desse motor.

Driver do motor do eixo X 0,42 Volts. 

Esse motor exige menos corrente que o Y.

Nenhum comentário:

Postar um comentário